segunda-feira, 15 de abril de 2024

Ofício para 15 de Abril

15 de Abril

ORAÇÃO INICIAL

Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém.

Salmo [Sl 9]

¹ Confitebor tibi

EU TE LOUVAREI, ó SENHOR, de todo o meu coração; *

narrarei as tuas maravilhas.

² Eu me alegrarei e exultarei em ti; *

cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

³ Porquanto quem me queria mal recuou, *

caíram e pereceram à tua vista.

⁴ Pois sustentaste o meu direito e a minha causa; *

no teu trono julgas com retidão.

⁵ Repreendes as nações *

e apagas o nome de quem pratica a maldade.

⁶ Quanto a quem é contra mim, tem seu fim; *

suas cidades estão em ruínas e até a sua memória pereceu.

⁷ Mas o SENHOR está perpetuamente no seu trono; *

seu tribunal está preparado para o julgamento.

⁸ Julgará com justiça o mundo; *

e as nações com retidão.

⁹ Será assim o SENHOR um refúgio para as pessoas oprimidas; *

um refúgio nos tempos de tribulação.

¹⁰ Em ti confiará quem conhece teu Nome; *

porque tu, SENHOR, nunca abandonaste quem te busca.

¹¹ Cantem louvores ao SENHOR; *

anunciem seus feitos entre os povos.

¹² Pois quando vinga o derramamento de sangue, *

não esquece o clamor das pessoas aflitas.

¹³ Compadece-te de mim, SENHOR, *

olha para a minha aflição, tu que me levantas das portas da morte.

¹⁴ Para que eu proclame os teus louvores, *

e me alegre na tua salvação.

¹⁵ Os povos caíram na armadilha *

que eles mesmos prepararam.

¹⁶ O SENHOR é conhecido pela sua justiça; *

quem pratica maldade se embaraça nas suas próprias obras.

¹⁷ Para quem pratica o mal e quem esquece de DEUS, *

só resta a morada da perdição.

¹⁸ Mas a pessoa necessitada não será oprimida para sempre; *

nem a esperança de quem é pobre será esquecida perpetuamente.

¹⁹ Exalta-te, SENHOR, para que não prevaleça a vontade humana; *

perante ti serão julgados os povos.

²⁰ Dá-lhes temor, ó SENHOR; *

saibam as nações que todas são mortais.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.

LEITURAS

Livro dos Atos dos Apóstolos [At 3:11-26]

¹¹ O homem curado não deixava mais Pedro e João. E todo o povo assombrado, foi correndo ao chamado ´´Pórtico de Salomão.´´ ¹² Ao ver isso, Pedro se dirigiu ao povo: ´´Israelitas, por que vocês se espantam com o que aconteceu? Por que ficam olhando para nós, como se tivéssemos feito esse homem andar com o nosso próprio poder ou piedade? ¹³ O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vocês o entregaram e o rejeitaram diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. ¹⁴ Vocês, porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para um assassino. ¹⁵ Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas. ¹⁶ Graças à fé no nome de Jesus, esse Nome acaba de fortalecer este homem que vocês veem e reconhecem. A fé em Jesus deu saúde perfeita a esse homem que está na presença de todos vocês. ¹⁷ Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. ¹⁸ Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. ¹⁹ Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados. ²⁰ Assim vocês poderão alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Messias que havia destinado para vocês. ²¹ No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus nos tempos passados pela boca de seus santos profetas. ²² De fato, Moisés afirmou: ´´O Senhor Deus fará surgir, entre os irmãos de vocês, um profeta como eu. Escutem tudo o que ele disser a vocês. ²³ Quem não der ouvidos a esse profeta será eliminado do meio do povo.´´ ²⁴ E todos os profetas que falaram desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. ²⁵ Vocês são filhos dos profetas e dos homens com quem Deus fez a Aliança, quando disse a Abraão: ´´Através da sua descendência, serão abençoadas todas as famílias da terra.´´ ²⁶ Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vocês, para os abençoar e para que cada um se converta de suas maldades.´´

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Evangelho segundo São Lucas [Lc 24:35-48]

³⁵ Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão. ³⁶ Ainda estavam falando, quando Jesus apareceu no meio deles, e disse: ´´A paz esteja com vocês.´´ ³⁷ Espantados e cheios de medo, pensavam estar vendo um espírito. ³⁸ Então Jesus disse: ´´Por que vocês estão perturbados, e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? ³⁹ Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo. Toquem-me e vejam: um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que eu tenho.´´ ⁴⁰ E dizendo isso, Jesus mostrou as mãos e os pés. ⁴¹ E como eles ainda não estivessem acreditando, por causa da alegria e porque estavam espantados, Jesus disse: ´´Vocês têm aqui alguma coisa para comer?´´ ⁴² Eles ofereceram a Jesus um pedaço de peixe grelhado. ⁴³ Jesus pegou o peixe, e o comeu diante deles. ⁴⁴ Jesus disse: ´´São estas as palavras que eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpram tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.´´ ⁴⁵ Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. ⁴⁶ E continuou: ´´Assim está escrito: ´´O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, ⁴⁷ e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém´´. ⁴⁸ E vocês são testemunhas disso´´.

Esta é a Palavra da Salvação, e por isso damos glória a vós, Senhor!

 

Meditação silenciosa

INTERCESSÃO Pela bênção dos caminhos.

Oração silenciosa

COLETAS & ORAÇÕES

O Senhor nos enriqueça com sua graça, nos honre com sua bênção celestial; nos defenda de toda a adversidade, e nos afaste de todo o mal. O Senhor receba as nossas orações e graciosamente nos absolva de nossas faltas e pecados. Amém.

Silêncio

ORAÇÃO DO SENHOR

Pai Nosso que estás nos céus...

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Cristo, nosso Rei, nos faça fiéis e fortes para cumprirmos a sua vontade, a fim de que possamos reinar com ele na glória; e a bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, seja conosco, e conosco habite eternamente. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Ofício para 30 de Abril

30 de Abril ORAÇÃO INICIAL Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém. Salmo [Sl ...

Mais vistas