domingo, 14 de abril de 2024

Ofício para 14 de Abril

14 de Abril

ORAÇÃO INICIAL

Ó Deus, pela Paixão de Cristo, protege-nos; por suas feridas, cura-nos; por sua morte ergue-nos; e por sua ressurreição conduze-nos à vida eterna. Amém.

Salmo [Sl 105:1-25]

¹ Confitemini Domino

RENDAM graças ao SENHOR, invoquem o seu Nome; *

façam conhecidos os seus feitos entre os povos.

² Cantem-lhe, cantem-lhe louvores; *

meditem em todas as suas maravilhas.

³ Gloriem-se no seu santo Nome, *

regozije-se o coração de quem busca o SENHOR.

⁴ Busquem o SENHOR e a sua fortaleza. *

Busquem perpetuamente a sua face.

⁵ Lembrem-se das maravilhas que tem feito, *

dos seus milagres e dos julgamentos, que proferiu.

⁶ Vocês, descendência de Abraão, seu servo, *

vocês, descendência de Jacó, sua escolhida.

⁷ Ele é o SENHOR nosso DEUS; *

os seus julgamentos estão em toda a terra.

⁸ Lembre-se para sempre da sua aliança; *

da palavra que ordenou para milhares de gerações.

⁹ Da aliança que fez com Abraão, *

e do juramento que fez a Isaque.

¹⁰ E confirmou a Jacó por decreto, *

a Israel por aliança perpétua.

¹¹ Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, *

como parte da herança de vocês.

¹² Quando eram em pequeno número, *

pouquíssima gente e pessoas forasteiras,

¹³ E andavam de nação em nação, *

dum reino para outro reino,

¹⁴ Não permitiu que alguém os oprimisse; *

antes, por causa do seu amor, repreendeu a reis,

¹⁵ Dizendo: Não toquem quem eu ungi, *

nem maltratem quem por mim profetiza.

¹⁶ Desceu a fome sobre a terra; *

faltou o sustento do pão.

¹⁷ Enviou diante deles um homem: *

José foi vendido como escravo.

¹⁸ Foi torturado, preso com grilhões, *

e posto a ferros,

¹⁹ Até o tempo em que se cumprisse a sua palavra, *

a promessa do SENHOR o provou.

²⁰ O rei mandou soltá-lo;*

o dominador dos povos deu-lhe liberdade.

²¹ Constituiu-o senhor da sua casa, *

e administrador de toda a sua propriedade,

²² Para sujeitar à sua vontade os seus príncipes, *

e ensinar aos seus anciãos a sabedoria.

²³ Israel também entrou no Egito, *

e Jacó peregrinou na terra de Cam.

²⁴ Ele multiplicou grandemente o seu povo, *

e o tornou mais forte do que as pessoas que eram contra ele.

²⁵ Mudou-lhes o coração, para que odiassem o seu povo, *

e usassem de enganos para com as pessoas que o serviam.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.

LEITURAS

Livro dos Atos dos Apóstolos [At 3:1-10]

¹ Pedro e João iam subindo ao Templo para a oração das três horas da tarde, ² quando viram trazer um homem, coxo de nascença. Costumavam colocá-lo todos os dias na porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam no Templo. ³ Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. ⁴ Pedro e João olharam bem para o homem. E Pedro disse: ´´Olhe para nós.´´ ⁵ O homem olhou os dois com atenção, esperando receber alguma coisa. ⁶ Então Pedro disse: ´´Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareu, levante-se e comece a andar!´´ ⁷ Depois Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. Na mesma hora, os pés e tornozelos do homem ficaram firmes. ⁸ Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. ⁹ O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. ¹⁰ Reconheceram que era ele quem ficava pedindo esmolas na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido a ele.

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Evangelho segundo São Lucas [Lc 24:13-35]

¹³ Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. ¹⁴ Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido. ¹⁵ Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e começou a caminhar com eles. ¹⁶ Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. ¹⁷ Então Jesus perguntou: ´´O que é que vocês andam conversando pelo caminho?´´ Eles pararam, com o rosto triste. ¹⁸ Um deles, chamado Cléofas, disse: ´´Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aí aconteceu nesses últimos dias?´´ ¹⁹ Jesus perguntou: ´´O que foi?´´ Os discípulos responderam: ´´O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo. ²⁰ Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. ²¹ Nós esperávamos que fosse ele o libertador de Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que tudo isso aconteceu! ²² É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo, ²³ e não encontraram o corpo de Jesus. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que Jesus está vivo. ²⁴ Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.´´ ²⁵ Então Jesus disse a eles: ´´Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo o que os profetas falaram! ²⁶ Será que o Messias não devia sofrer tudo isso, para entrar na sua glória?´´ ²⁷ Então, começando por Moisés e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. ²⁸ Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. ²⁹ Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: ´´Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.´´ Então Jesus entrou para ficar com eles. ³⁰ Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. ³¹ Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. ³² Então um disse ao outro: ´´Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?´´ ³³ Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros. ³⁴ E estes confirmaram: ´´Realmente, o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão!´´ ³⁵ Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão.

Esta é a Palavra da Salvação, e por isso damos glória a vós, Senhor!

 

Meditação silenciosa

INTERCESSÃO Pela justiça social.

Oração silenciosa

COLETAS & ORAÇÕES

Deus compassivo, que criaste a humanidade à tua própria imagem; concede-nos a graça de lutar sem temor contra o mal e jamais nos conformarmos com a opressão; e, para que usemos com reverência a nossa liberdade, ajuda-nos a empregá-la na manutenção da justiça entre os povos e as nações, para a glória de teu santo nome; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Silêncio

ORAÇÃO DO SENHOR

Pai Nosso que estás nos céus...

ORAÇÃO CONCLUSIVA

O Espírito de Deus habita em nosso meio, transformando corações, quebrando barreiras e trazendo a paz. Bendigamos ao Senhor! (Aleluia!) Graças rendamos a Deus! (Aleluia!)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Ofício para 30 de Abril

30 de Abril ORAÇÃO INICIAL Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém. Salmo [Sl ...

Mais vistas