quarta-feira, 3 de abril de 2024

Ofício para 3 de Abril

3 de Abril

ORAÇÃO INICIAL

Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas. (Ap 4:11) Amém.

Salmo [Sl 23]

¹ Dominus regit me

O SENHOR é meu Pastor; *

nada me faltará.

² Faz-me repousar em pastos verdejantes; *

ao longo de tranquilas águas me conduz.

³ Reanima minha alma; *

guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.

⁴ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, *

porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.

⁵ Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; *

ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.

⁶ Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; *

e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.

LEITURAS

Livro do Profeta Daniel [Dn 12:1-13]

¹ ´´Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que protege o povo ao qual você pertence: será uma hora de grandes apertos, tais como jamais houve, desde que as nações começaram a existir, até o tempo atual. Então o seu povo será salvo, todos os que estiverem inscritos no livro. ² Muitos que dormem no pó despertarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha e a infâmia eternas. ³ Os sábios brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam a muitos a justiça brilharão para sempre como estrelas. ⁴ Você, Daniel, guarde em segredo esta mensagem, lacre este livro até o tempo final. Muitos o examinarão, e o conhecimento deles aumentará´´. ⁵ Eu, Daniel, vi também outros dois homens de pé, à beira do rio, um do lado de cá e o outro do lado de lá. ⁶ Um deles disse ao homem vestido de linho que estava sobre as águas do rio: ´´Quando se realizarão essas coisas maravilhosas?´´ ⁷ Ouvi o homem vestido de linho que estava sobre as águas do rio. Ele levantou as duas mãos e jurou por Aquele que vive eternamente: ´´Daqui a um ano e dois anos e meio. Quando acabar a opressão do povo santo, aí é que se realizará tudo isso´´. ⁸ Eu ouvi, mas não entendi. E perguntei: ´´Meu senhor, como é que tudo isso vai terminar?´´ ⁹ Ele respondeu: ´´Vá, Daniel! Essa mensagem ficará guardada e lacrada até o tempo final. ¹⁰ Muitos ainda serão separados, limpos e expurgados, enquanto os ímpios continuarão praticando a injustiça. Os ímpios não entenderão essas coisas, mas os sábios as compreenderão. ¹¹ A partir do dia em que acabar o sacrifício cotidiano e for instalado no Templo o ídolo abominável, passarão mil, duzentos e noventa dias. ¹² Feliz quem souber esperar com perseverança, alcançando mil, trezentos e trinta e cinco dias. ¹³ Quanto a você, vá em frente até que chegue o seu fim e repouse: você se levantará para receber a sua parte no final dos dias´´.

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Evangelho segundo São João [Jo 8:1-11]

¹ Jesus foi para o monte das Oliveiras. ² Ao amanhecer, ele voltou ao Templo, e todo o povo ia ao seu encontro. Então Jesus sentou-se e começou a ensinar. ³ Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher, que tinha sido pega cometendo adultério. Eles colocaram a mulher no meio ⁴ e disseram a Jesus: ´´Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. ⁵ A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo devem ser apedrejadas. E tu, o que dizes?´´ ⁶ Eles diziam isso para pôr Jesus à prova e ter um motivo para acusá-lo. Então Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. ⁷ Os doutores da Lei e os fariseus continuaram insistindo na pergunta. Então Jesus se levantou e disse: ´´Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.´´ ⁸ E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. ⁹ Ouvindo isso, eles foram saindo um a um, começando pelos mais velhos. E Jesus ficou sozinho. Ora, a mulher continuava ali no meio. ¹⁰ Jesus então se levantou e perguntou: ´´Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?´´ ¹¹ Ela respondeu: ´´Ninguém, Senhor.´´ Então Jesus disse: ´´Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.´´

Esta é a Palavra da Salvação, e por isso damos glória a vós, Senhor!

 

Meditação silenciosa

INTERCESSÃO Pela fraternidade dos povos.

Oração silenciosa

COLETAS & ORAÇÕES

Ó Deus, que por teu Filho Jesus Cristo derramaste a tua paz sobre toda a humanidade; envia tua graça e benção celestial sobre todo o povo, que procura aproximar-se mais de ti, em amor mútuo, na unidade do Espírito e no vínculo da paz; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Silêncio

ORAÇÃO DO SENHOR

Pai Nosso que estás nos céus...

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Bendito Deus, tu tens nos ensinado que as nossas ações sem compaixão de nada valem. Envia-nos o teu Espírito Santo para dirigir e instruir nossos corações, e faze jorrar em nós o maravilhoso dom do amor, da verdadeira paz e de todas as virtudes, sem as quais nossas obras são mortas. Recebe nossas orações por teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Ofício para 30 de Abril

30 de Abril ORAÇÃO INICIAL Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém. Salmo [Sl ...

Mais vistas