domingo, 31 de março de 2024

Ofício para 31 de Março, Vigília Pascal (Parte 2)

31 de Março, Vigília Pascal (Parte 2)

ORAÇÃO INICIAL

Tu és a minha rocha e a minha fortaleza. (Sl 31:3) Amém.

Salmo [Sl 19]

¹ Coeli enarrant

OS CÉUS proclamam a glória de Deus; *

e o firmamento manifesta as obras de suas mãos.

³ Um dia a outro dia canta uma canção; *

e uma noite aviva conhecimento a outra noite.

⁴ Sem fala, e sem palavras, *

sem ouvir a sua voz.

⁵ Contudo, suas palavras vão até as extremidades do mundo; *

aí pôs uma tenda para o sol;

⁶ É ele, qual noivo, que sai de seus aposentos *

e se alegra, como herói, a percorrer o seu caminho.

⁷ Parte dum extremo dos céus e faz seu curso até o outro extremo; *

e nada há que se furte a seu calor.

⁸ A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; *

o testemunho do SENHOR é verdadeiro e dá sabedoria às pessoas símplices.

⁹ Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; *

o mandamento do SENHOR é puro e esclarece os olhos.

¹⁰ O temor do SENHOR é puro e permanece eternamente; *

justos e verdadeiros são os seus preceitos.

¹¹ São mais apreciáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro apurado; *

e mais doces do que o mel e o que os favos destilam.

¹² Por eles é teu povo advertido; *

e em os guardar há grande recompensa.

¹³ Quem pode discernir seus próprios erros? *

Purifica-me dos que me são ocultos.

¹⁴ Guarda, esta pessoa que te serve, também da arrogância; *

então ficarei livre de grande pecado.

¹⁵ Sejam bem aceitas as palavras de minha boca, e o meditar de meu coração, perante a tua face, *

ó SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.

LEITURAS

Livro do Profeta Baruc [Br 3:9-15]

⁹ Ouça, Israel, os mandamentos da vida, preste atenção para aprender a prudência. ¹⁰ Diga, Israel: por que você está numa terra inimiga, envelhecendo numa terra estrangeira? ¹¹ Por que você se contamina com os cadáveres e é contado entre os que vão para a mansão dos mortos? ¹² É porque você abandonou a fonte da sabedoria! ¹³ Se você tivesse andado nos caminhos de Deus, teria sempre vivido em paz. ¹⁴ Aprenda agora onde está a prudência, a força e a inteligência, para compreender onde está a vida longa, onde está a luz dos olhos e a paz. ¹⁵ Mas quem descobriu a morada da sabedoria, quem penetrou em seus depósitos?

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Livro do Profeta Ezequiel [Ez 36:24-28; 37:1-14]

³⁶ ' ²⁴ Vou pegar vocês do meio das nações, vou reuni-los de todos os países e levá-los para a sua própria terra. ²⁵ Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. ²⁶ Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. ²⁷ Colocarei dentro de vocês o meu espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus estatutos e observem e coloquem em prática as minhas normas. ²⁸ Então vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados: vocês serão o meu povo, e eu serei o Deus de vocês. ³⁷ ' ¹ A mão de Javé pousou sobre mim e o espírito de Javé me levou e me deixou num vale cheio de ossos. ² E o espírito me fez circular em torno deles, por todos os lados. Notei que havia grande quantidade de ossos espalhados pelo vale e que estavam todos secos. ³ Então Javé me disse: ´´Criatura humana, será que esses ossos poderão reviver?´´ Eu respondi: ´´Meu Senhor Javé, és tu que sabes´´. ⁴ Então ele me disse: ´´Profetize, dizendo: Ossos secos, ouçam a palavra de Javé! ⁵ Assim diz o Senhor Javé a esses ossos: Vou infundir um espírito, e vocês reviverão. ⁶ Vou cobrir vocês de nervos, vou fazer com que vocês criem carne e se revistam de pele. Em seguida, infundirei o meu espírito, e vocês reviverão. Então vocês ficarão sabendo que eu sou Javé´´. ⁷ Profetizei de acordo com a ordem que havia recebido. Enquanto eu estava profetizando, ouvi um barulho e vi um movimento entre os ossos, que começaram a se aproximar um do outro, cada um com o seu correspondente. ⁸ Observando bem, vi que apareciam nervos, que iam sendo cobertos de carne e que a pele os recobria; mas não havia espírito neles. ⁹ Então Javé acrescentou: ´´Profetize ao espírito, criatura humana, profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Espírito, venha dos quatro ventos e sopre nestes cadáveres, para que revivam´´. ¹⁰ Profetizei conforme ele havia mandado. O espírito penetrou neles, e reviveram, colocando-se de pé. Era um exército imenso. ¹¹ Em seguida, Javé me disse: ´´Criatura humana, esses ossos são toda a casa de Israel. Os israelitas andavam dizendo: ´´Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós, tudo acabou´´. ¹² Pois bem! Profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Vou abrir seus túmulos, tirar vocês de seus túmulos, povo meu, e vou levá-los para a terra de Israel. ¹³ Povo meu, vocês ficarão sabendo que eu sou Javé, quando eu abrir seus túmulos, e de seus túmulos eu tirar vocês. ¹⁴ Colocarei em vocês o meu espírito, e vocês reviverão. Eu os colocarei em sua própria terra, e vocês ficarão sabendo que eu, Javé, digo e faço - oráculo de Javé´´.

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Livro dos Provérbios [Pr 8:1-8, 19-21; 9:4b-6]

⁸ ' ¹ Ouçam: a Sabedoria está chamando, o Entendimento faz ouvir sua voz? ² Nas elevações, ao longo do caminho, nas encruzilhadas das estradas, ³ junto às portas na entrada da cidade e nos portões de saída, ela se apresenta, exclamando: ⁴ ´´Homens, eu me dirijo a vocês, eu me dirijo aos filhos de Adão, ⁵ para que os ingênuos aprendam a sagacidade, e os insensatos adquiram bom senso. ⁶ Escutem bem, porque vou dizer coisas importantes, e dos meus lábios vão sair palavras justas. ⁷ A minha boca vai proclamar a verdade, e os meus lábios aborrecem a injustiça. ⁸ Todas as palavras da minha boca são justas. Nenhuma delas é enganadora ou falsa. ¹⁹ O meu fruto vale mais do que ouro puro, e a minha renda vale mais do que prata de lei. ²⁰ Eu caminho pela trilha da justiça, e ando pelas veredas do direito, ²¹ para levar riquezas aos que me amam e encher os seus cofres´´. ⁹ ' ⁴ ´´Quero falar aos que não têm juízo. ⁵ Venham comer do meu pão e beber do vinho que eu preparei. ⁶ Deixem de ser ingênuos, e vocês viverão; sigam o caminho da inteligência´´.

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Meditação silenciosa

INTERCESSÃO

Oração silenciosa

COLETAS & ORAÇÕES

Concede, ó Senhor, que como estamos batizados na morte de teu bendito Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, assim também, pela contínua mortificação de nossas más inclinações, sejamos sepultados com Ele, para que, passando pelo sepulcro e pelas portas da morte, cheguemos à ressurreição plena de alegria. Pelos méritos dele, que morreu e foi sepultado e ressuscitou por nós, teu Filho, Jesus Cristo. Amém.

Senhor Deus, tu fizeste resplandecer esta noite com a glória da ressurreição de Cristo; faz com que a sua luz brilhe na tua Igreja para que tenhamos renovação no corpo e na alma e nos entreguemos plenamente ao teu serviço, mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Silêncio

ORAÇÃO DO SENHOR

Pai Nosso que estás nos céus...

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Senhor Deus, Tu fizeste resplandecer esta noite com a glória da ressurreição de Cristo; faz com que a sua luz brilhe na tua Igreja para que sejamos renovados no corpo e na alma e nos entreguemos plenamente ao teu serviço. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Ofício para 30 de Abril

30 de Abril ORAÇÃO INICIAL Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém. Salmo [Sl ...

Mais vistas