quarta-feira, 20 de março de 2024

Ofício para 20 de Março

20 de Março | Cuthbert de Lindisfarne, Bispo e Missionário; Thomas Ken, Bispo e Músico

ORAÇÃO INICIAL

Porque assim diz aquele que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Eu habito num alto e santo lugar; mas estou com as pessoas oprimidas e humilhadas. Para reanimar o espírito das pessoas humilhadas, e para vivificar o coração das oprimidas. (Is 57:15) Amém.

Salmo [Sl 103]

¹ Benedic, anima mea

BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, *

bendiga todo o meu ser o Nome santo.

² Bendize ao SENHOR, ó minha alma, *

e não esqueças seus benefícios.

³ É ele quem perdoa o teu pecado, *

quem sara tuas enfermidades.

⁴ Quem da destruição tua vida redime;*

quem de misericórdia e de bondade te coroa.

⁵ Quem supre de bens a tua idade, *

fazendo com que tua juventude, qual águia, se renove.

⁶ O SENHOR faz atos de justiça e retidão *

a todas as pessoas oprimidas.

⁷ Manifestou os seus caminhos a Moisés, *

os seus feitos aos filhos e filhas de Israel.

⁸ Compassivo e piedoso é o SENHOR;*

não se apressa na ira e é todo misericórdia.

⁹ Não contenderá perpetuamente,*

nem para sempre conservará sua ira.

¹⁰ Não nos tem tratado consoante nossos pecados, *

nem nos há retribuído segundo nossas maldades.

¹¹ Tanto como o céu está elevado acima da terra, *

assim é grande sua misericórdia para com quem o teme.

¹² Quanto está longe o Oriente do Ocidente,*

tanto tem afastado de nós as nossas transgressões.

¹³ Tal como um pai se compadece de seus filhos e filhas, *

assim o SENHOR tem piedade de quem o teme.

¹⁴ Pois ele sabe como nos originamos, *

lembra-se de que somos pó.

¹⁵ Quanto ao ser humano, os seus dias são como a relva; *

qual flor do campo, assim ele floresce.

¹⁶ Pois passando por ela o vento desaparece; *

o seu lugar não será mais conhecido.

¹⁷ Mas a benignidade do SENHOR é por toda a eternidade sobre quem o teme; *

e a sua justiça é por todas as gerações.

¹⁸ Para com quem guarda a sua aliança, *

e para com quem se lembra de cumprir os seus preceitos.

¹⁹ O SENHOR estabeleceu nos céus o seu trono, *

e seu reino domina sobre todas as pessoas.

²⁰ Bendigam ao SENHOR vocês, seres angelicais, de muito poder; que executam o divino mando,*

obedecendo à voz da sua palavra.

²¹ Bendigam ao SENHOR, todos os seus exércitos, *

vocês, que estão ao seu serviço, que cumprem a sua vontade.

²² Bendigam ao SENHOR vocês, todas as suas obras, em todos os lugares de seu domínio; *

ó minha alma, bendize ao SENHOR!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.

LEITURAS

Livro do Profeta Miqueias [Mq 7:14-20]

¹⁴ Com tua vara de pastor guia o teu povo, o rebanho que é tua propriedade, que está sozinho na floresta, no meio dos jardins. Faz com que eles possam pastar em Basã e Galaad, como nos tempos antigos. ¹⁵ Como no dia em que nos tiraste do Egito, mostra-nos agora as tuas maravilhas. ¹⁶ Que ao ver as tuas maravilhas, os outros povos se envergonhem, apesar de toda a sua valentia; que ponham a mão na boca e tapem os ouvidos; ¹⁷ que fiquem lambendo a poeira como serpentes, que saiam cambaleando de suas trincheiras em direção a Javé, nosso Deus; que fiquem tremendo e cheios de medo diante de ti. ¹⁸ Qual deus é igual a ti? Qual deus, como tu, tira o pecado e absolve a culpa do resto da tua herança? Qual deus que não guarda para sempre a sua ira e dá preferência ao amor? ¹⁹ Ele nos perdoará de novo: calcará a seus pés as nossas faltas e jogará no fundo do mar todos os nossos pecados. ²⁰ Conservarás a fidelidade para com Jacó e o amor para com Abraão, conforme juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Evangelho segundo São Lucas [Lc 15:1-3, 11-32]

¹ Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. ² Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: ´´Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!´´ ³ Então Jesus contou-lhes esta parábola: ¹¹ Jesus continuou: ´´Um homem tinha dois filhos. ¹² O filho mais novo disse ao pai: ´´Pai, me dá a parte da herança que me cabe´´. E o pai dividiu os bens entre eles. ¹³ Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu, e partiu para um lugar distante. E aí esbanjou tudo numa vida desenfreada. ¹⁴ Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome nessa região, e ele começou a passar necessidade. ¹⁵ Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para a roça, cuidar dos porcos. ¹⁶ O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. ¹⁷ Então, caindo em si, disse: ´´Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome... ¹⁸ Vou me levantar, e vou encontrar meu pai, e dizer a ele: Pai, pequei contra Deus e contra ti; ¹⁹ já não mereço que me chamem teu filho. Trata-me como um dos teus empregados´´. ²⁰ Então se levantou, e foi ao encontro do pai. Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão. saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. ²¹ Então o filho disse: ´´Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho´´. ²² Mas o pai disse aos empregados: ´´Depressa, tragam a melhor túnica para vestir meu filho. E coloquem um anel no seu dedo e sandálias nos pés. ²³ Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. ²⁴ Porque este meu filho estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado´´. E começaram a festa. ²⁵ O filho mais velho estava na roça. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. ²⁶ Então chamou um dos criados, e perguntou o que estava acontecendo. ²⁷ O criado respondeu: ´´É seu irmão que voltou. E seu pai, porque o recuperou são e salvo, matou o novilho gordo´´. ²⁸ Então, o irmão ficou com raiva, e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. ²⁹ Mas ele respondeu ao pai: ´´Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua; e nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. ³⁰ Quando chegou esse teu filho, que devorou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho gordo!´´ ³¹ Então o pai lhe disse: ´´Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. ³² Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado´´.´´

Esta é a Palavra da Salvação, e por isso damos glória a vós, Senhor!

 

Meditação silenciosa

INTERCESSÃO Pelos frutos da terra.

Oração silenciosa

COLETAS & ORAÇÕES

Senhor do céu e da terra, rogamos-te humildemente que, na tua benigna providência, preserves para o nosso uso os frutos da terra e do mar. Faze prosperar quem trabalha no manejo responsável das colheitas, e permite que recebamos constantemente as dádivas das tuas mãos, com ações de graças; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Silêncio

ORAÇÃO DO SENHOR

Pai Nosso que estás nos céus...

ORAÇÃO CONCLUSIVA

O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu semblante sobre nós, e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante sua face, e nos dê a paz, agora e sempre. (Nm 6:24-26) Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Ofício para 30 de Abril

30 de Abril ORAÇÃO INICIAL Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém. Salmo [Sl ...

Mais vistas