terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Ofício para 20 de Fevereiro

20 de Fevereiro

ORAÇÃO INICIAL

Porque assim diz aquele que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Eu habito num alto e santo lugar; mas estou com as pessoas oprimidas e humilhadas. Para reanimar o espírito das pessoas humilhadas, e para vivificar o coração das oprimidas. (Is 57:15) Amém.

Salmo [Sl 81]

¹ Exultate Deo

CANTEM de júbilo a DEUS, fortaleza nossa; *

ergam alegres vozes ao DEUS de Jacó.

² Toquem a harpa e façam soar o pandeiro; *

a harpa melodiosa e o alaúde.

³ Toquem a trombeta pela lua nova; *

pela lua cheia, no dia da nossa festa.

⁴ Pois isto é um mandamento para Israel, *

uma ordenança do DEUS de Jacó.

⁵ Ele o prescreveu a José por testemunho, na terra do Egito, *

onde ouviu uma língua que não entendia.

⁶ Livrei o seu ombro da carga; *

e as suas mãos ficaram livres da servidão.

⁷ Na angústia clamaste e te libertei; respondi no lugar secreto dos trovões; *

te pus à prova junto às águas de Meribá.

⁸ Ouve, povo meu, e eu te exorto! *

Ó Israel, se me escutasses!

⁹ Não haja entre ti divindade estranha; *

nem adores deuses falsos.

¹⁰ Eu sou o SENHOR teu DEUS, que te tirei da terra do Egito; *

abre bem a tua boca e te fartarei.

¹¹ Mas o meu povo não escutou a minha voz; *

e Israel não me quis.

¹² Assim, de mim sofreram o abandono pela obstinação dos seus corações; *

deixei que seguissem segundo os seus caprichos.

¹³ Oh! se o meu povo me escutasse! *

Se Israel andasse nos meus caminhos!

¹⁴ Em breve eu submeteria os seus inimigos, *

e quem é contra eu deteria.

¹⁵ Quem aborrece ao SENHOR iria adulá-lo, *

este seria seu destino para sempre.

¹⁶ Eu lhe alimentaria com o trigo mais fino, *

e lhe fartaria com o mel que mana da rocha.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.

LEITURAS

Primeiro Livro dos Reis [1Rs 12:1-19]

¹ Roboão foi para Siquém, pois todo o Israel para aí se havia dirigido, a fim de proclamá-lo rei. ² Jeroboão, filho de Nabat, soube da notícia quando ainda estava no Egito, porque havia fugido do rei Salomão e morava no Egito. ³ Mandaram chamar Jeroboão, e ele também foi com toda a assembleia de Israel. Então disseram a Roboão: ⁴ ´´Seu pai nos impôs um fardo pesado. Se você nos aliviar da dura escravidão e do fardo pesado que ele nos impôs, nós serviremos a você´´. ⁵ Roboão respondeu: ´´Vão e voltem ao meu encontro daqui a três dias´´. Então o povo se dispersou. ⁶ O rei Roboão pediu conselho aos anciãos que serviam a seu pai Salomão, quando este ainda vivia. E lhes perguntou: ´´Como é que vocês me aconselham a responder para esse povo?´´ ⁷ Eles disseram: ´´Se hoje você se colocar a serviço desse povo, se você o servir, e se você responder para eles com boas palavras, então eles se colocarão para sempre a seu serviço´´. ⁸ Roboão, porém, desprezou o conselho dos anciãos e foi aconselhar-se com os jovens que haviam crescido junto com ele e que o serviam. ⁹ E lhes perguntou: ´´O que é que vocês me aconselham a responder para esse povo que me disse: ´´Alivie-nos do jugo que seu pai nos impôs?´´.´´ ¹⁰ Os jovens, que haviam crescido com ele, disseram: ´´Para esse povo que falou: ´´Seu pai tornou pesado o nosso fardo; alivie esse fardo que pesa sobre nós´´, você responderá: ´´Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura de meu pai. ¹¹ Meu pai colocou sobre vocês um fardo pesado, mas eu aumentarei ainda mais esse fardo. Meu pai castigou vocês com chicotes, e eu castigarei vocês com ferrões´´.´´. ¹² Como o rei lhes havia dito que voltassem depois de três dias, Jeroboão e todo o povo foram ao encontro de Roboão no terceiro dia. ¹³ O rei então respondeu duramente ao povo. Desprezando o conselho que os anciãos lhe haviam dado, ¹⁴ falou conforme o conselho dos jovens: ´´Meu pai colocou sobre vocês um fardo pesado. Pois bem! Eu aumentarei sobre vocês esse fardo! Meu pai castigou vocês com chicotes, e eu castigarei vocês com ferrões´´. ¹⁵ O rei não deu ouvidos ao povo. Foi a maneira usada por Javé para realizar o que dissera a Jeroboão, filho de Nabat, por meio de aias de Silo. ¹⁶ Todo o Israel viu que o rei não lhe dava atenção. Por isso o povo retrucou: ´´O que temos nós com Davi? Não temos herança com o filho de Jessé. Volte para as suas tendas, Israel. Agora, cuide de sua casa, Davi!´´ E daí Israel voltou para as suas tendas. ¹⁷ Quanto aos israelitas que moravam nas cidades de Judá, continuaram submetidos a Roboão. ¹⁸ Então o rei Roboão enviou Adoniram, chefe dos trabalhos forçados, mas todo o Israel o apedrejou, e ele morreu. O rei Roboão conseguiu subir no seu carro e fugiu para Jerusalém. ¹⁹ E Israel se revoltou contra a casa de Davi, até o dia de hoje.

Esta é a Palavra do Senhor, e por isso damos graças a Deus!

Evangelho segundo São Marcos [Mc 7:31-37]

³¹ Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. ³² Levaram então a Jesus um homem surdo e que falava com dificuldade, e pediram que Jesus pusesse a mão sobre ele. ³³ Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos no ouvido do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. ³⁴ Depois olhou para o céu, suspirou e disse: ´´Efatá!´´, que quer dizer: ´´Abra-se!´´ ³⁵ Imediatamente os ouvidos do homem se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. ³⁶ Jesus recomendou com insistência que não contassem nada a ninguém. No entanto, quanto mais ele recomendava, mais eles pregavam. ³⁷ Estavam muito impressionados e diziam: ´´Jesus faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvir e os mudos falar.´´

Esta é a Palavra da Salvação, e por isso damos glória a vós, Senhor!

 

Meditação silenciosa

INTERCESSÃO Pelos frutos da terra.

Oração silenciosa

COLETAS & ORAÇÕES

Senhor do céu e da terra, rogamos-te humildemente que, na tua benigna providência, preserves para o nosso uso os frutos da terra e do mar. Faze prosperar quem trabalha no manejo responsável das colheitas, e permite que recebamos constantemente as dádivas das tuas mãos, com ações de graças; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Silêncio

ORAÇÃO DO SENHOR

Pai Nosso que estás nos céus...

ORAÇÃO CONCLUSIVA

O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu semblante sobre nós, e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante sua face, e nos dê a paz, agora e sempre. (Nm 6:24-26) Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Ofício para 30 de Abril

30 de Abril ORAÇÃO INICIAL Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém. Salmo [Sl ...

Mais vistas